terça-feira, 11 de julho de 2017

CONTRA O ISLÃO?


Soam trombetas mensageiras de um perigo que alguns pintam de cores apocalípticas. Nos dias, que correm, difícil é que se acorde a som diferente daquele que se faz ouvir: é um bradar às armas contra o Islão! Podia, acaso, ser outra coisa que não fosse o aviso de um mal que, segundo nos asseveram, nasce lá nas paragens do Oriente, escondido nuns turbantes enrolados?

Porquê e para quê tal pânico que se vai generalizando em proporções de assustar? Está aqui o inimigo real? Repare-se! Se atacamos os Judeus, somos antissemitas. Mas se chamamos demónios aos que são Árabes, que labéu carregamos e que punição sofremos? Às vezes, tem-se a impressão de que só os Judeus são susceptíveis de doestos; as chanças e injúrias às outras raças, quando muito, não passam de inocentes brinquedos. E, se vão fora disso, é porque são merecidas. Ao menos, assim o crêem os passa-culpas de serviço à volubilidade das multidões ignaras. São servos obedientes ao verdadeiro agente da onda de pavor que nos vem atormentando. Alguns deles talvez sem consciência do mal que ajudam a disseminar, mas sempre dóceis ao mando criminoso que lhes ata as mãos e domina as vontades.

Volvamos um pouco atrás: Não são os Árabes tão semitas quanto o é o povo judaico? Se não o são, então que origem têm? É porventura distinta a ascendência de Ismael e de Isaac? Filhos ambos de Abraão, não entroncam um e outro no patriarca Sem?1 Os funâmbulos, que bailam na corda bamba da demagogia, não acham que sim nem que não. Eles nada pensam: pregam sermão de encomenda!

Dir-se-á: ninguém acusa para além de uma fatia bem determinada dos discípulos de Maomé, e o certo é que os Árabes não esgotam o universo islâmico! Realmente, para esgotá-lo, faltaria contar ainda uns largos milhões. Devemos, pois, concluir: apesar de, por via de regra, serem maometanos os Árabes, isso não autoriza a que se pense: Árabe, logo maometano! Não são, com efeito, sinónimos e, por isso mesmo, os conceitos que traduzem não formam um conjunto indissociável. Esta assimilação é produto de vozes enganadoras soltas ao vento, e que tentam transformar o significado de cada um daqueles vocábulos de maneira que venham a fundir-se num todo inexistente. Resultado que, não obstante ser inviável, é ao mesmo tempo certo que, na sua forma tentada, é causa suficiente de estragos que cavam sulcos profundos nas mentalidades mais vulgares!

E é assim que, por umas bocas alarmadas se anuncia uma verdade cristalina: nem todo o Árabe é maometano, e há um imenso número de maometanos que não são Árabes. É nisto que importa assentar para conceder que, na sanha antijihadista de alguns, não houve um propósito de lesar o bom nome dos Árabes. Será mesmo assim? --- Não é crível. Porque de contrário, teríamos de concordar que, nas amaldiçoadas hostes do Islão, não há nem um árabe para amostra. Está visto que não: os guerreiros do Profeta são árias, do mais estreme sangue daquela raça! Recrutam-nos na Índia e no Irão, notoriamente dois dos países árabes mais representativos no cenário político deste mundo.

Conclusões neste ponto, só uma e da qual não se consegue escapar: dêem-lhe as voltas que quiserem porque o desfecho será apenas um --- quem ataca a mal designada Jihad, nos termos até agora publicamente usados, fere a dignidade do povo árabe. Para que a coerência não deixe de ter um significado moral e as palavras não percam o seu sentido, é forçoso acrescentar que o inimigo das pretensas forças mujahidin não é menos antissemita do que aquele que se refere, com palavras desairosas, ao povo judaico. Fiquemos pelo desaire nas palavras, que tanto basta para magoar uma nação como é aquela. Os seus filhos são muito delicados. Dão-se ares de ter reunido em si toda a sensibilidade do género humano!2

Ou estaremos condenados a ter de dar ouvidos a quem trata por tu as grandes religiões; lida familiarmente com as diferenças étnicas; e está a par dos objectivos estratégicos dos que têm nas mãos as rédeas do governo dos povos? É isso que desejam impor-nos? E, por cima deste conhecimento dos segredos guardados, ficaremos também obrigados a não esquecer a honestidade profunda e diáfana, de que incessantemente dão provas? Perante tamanho delírio, se os canais por onde reboam os ecos de uns depoimentos que, embora suspeitos, nos garantem que os maometanos são maus, apenas resta corrigir a qualificação em grau, porque é uma obrigação indeclinável precisar que os sequazes do Profeta são muito maus, são até malvados e hediondos.

Alguém que nos acuda! Falam de extremismo estes arautos, que vão de moda, mas o equilíbrio deles, onde está? Em que se mostra, afinal, a sanha islâmica? Quem, de modo tão cruento, lhe vai dando corpo? Se os Árabes, a quem uns mercenários que subvertem a desgraçada opinião pública vêm imputando a autoria do mal, se estes povos, insista-se, não são a totalidade do mundo islâmico, onde mais se encontram os bastardos que seguem o Profeta? Que seguem, ou que dizem seguir, ressalve-se já, porque o Alcorão não ensina a semear a táctica do terror. As hordas sanguinárias do ISIS são tão fiéis ao Islão como o Santo Padre de Roma é hindu ou budista.

Só um cego de espírito é incapaz de ver que o mundo está dessacralizado. No meio de um deserto religioso, não pode espantar que, entre os raros que ainda possuem da vida um sentido sobrenatural, despontem alguns exaltados. São esses, porventura, os soldados de Alá?

Infundir terror é crime. Neste campo, impõe-se determinar quem são os agentes dos factos que se têm por criminosos. No caso que vimos abordando, estão bem identificados os autores materiais. Mas se a perpetração do crime não se fica por um ou por vários autores que agem, em conjunto, por sua livre iniciativa, e há alguém que dirige o que outros fazem, então estamos em presença da coautoria moral. Isto não é certamente de inferior gravidade. Pode mesmo gerar uma maior responsabilidade, porque mais intensa costuma ser a culpa que acompanha a participaçãodo do autor moral no crime que se julga. Importa pois investigar se, no presente flagelo terrorista, há a mão de alguém mais do que aqueles que descem ao terreno.

Antes de qualquer resposta, convinha que nos debruçássemos sobre a lição do passado. Alexandre Herculano chamava à História «a profecia do futuro.»3 Que nos diz, então, a mestra do tempo?

Citado Herculano, não deve surpreender que o excurso histórico diga, muito de perto, respeito ao que toca a Portugal. É universal a preocupação pela anunciada ameaça do Islão. Portugal, todavia, ainda antes de fundada a sua nacionalidade e a par do que hoje é Espanha, foi palco de uma experiência que não repugna aceitar como a expressão fiel da expansão árabe por este mundo de Deus. É nesta convicção que se evocará, no essencial, a memória do seu trânsito por terras da Península Ibérica.

Os Árabes, quando aqui chegaram, imprimiram fortemente o seu selo por um espaço de tempo que durou mais de sete séculos. Passada a primeira vaga de assalto, que tudo parecia tragar, o ímpeto afrouxou porque também foi fraca a resistência oferecida por uma sociedade que mostrava todos os sinais de decadência. Não foi, pois, um exército de saque e pilhagem aquele que se derramou cobrindo as soalheiras terras da Península, a mesma que, hoje, Portugueses e Espanhóis dividimos. Nem de longe o foi, ao menos, com aquela intensidade que é costume num exército que vem para conquistar. De um ou de outro modo, é lei constante na cronologia dos povos o emprego da força por parte de quem invade: se vence, impera; derrotado, tem de retirar. Foi o que se viveu neste extremo ocidental da Europa: primeiro, nas margens do Guadalete; mais tarde, junto aos muros de Granada. E aquilo que veio a ser o poder mauro, por espaço de sete séculos, já no desembarque e depois, encontrou abertas as portas da Península: os Judeus, desgostosos com a mão pesada dos concílios hispânicos e principalmente com o que eles denominaram a perseguição de Sisebuto, «(…) em toda a Espanha fizeram causa comum com os invasores»,4 porque esperavam deles a tolerância que não achavam na sociedade visigótica.

Essa tolerância confirmou-se efectivamente, junto deles e também a favor dos cristãos, ao contrário do que uma propaganda viciosa não se cansa de espalhar. Essa flexibilidade, no campo religioso, era comum a outros pontos por onde os Califas estenderam o seu império. Aqui, na Península, ficou bem conhecida a classe dos moçárabes, formada pelos cristãos submetidos ao domínio árabe. De resto, essa transigência religiosa era francamente vantajosa sob o ponto de vista fiscal: os que se convertiam deixavam de pagar imposto. É sabido como, no Egipto, a conversão dos cristãos coptas ao islamismo indispôs o poder muçulmano. Portanto, muito convinha que ficassem agarrados às crenças religiosas que professavam. Era esta a política praticada pelos Árabes, que tinham por hábito distinguir entre os idólatras ou pagãos e os povos do Livro, categoria que incluía judeus e cristãos. Com os primeiros --- kafir --- o seu radicalismo era impiedoso: ou se convertiam à palavra de Maomé, ou eram exterminados; para os demais, tolerância!

Sob o tecto da então Mesquita de Córdova, a exemplo do que acontecia em muitos outros lugares de culto, a parte virada ao Oriente era destinada aos muçulmanos, e na outra cabiam os cristãos. É certo que os constrangimentos não foram poucos: as manifestações públicas do culto cristão, ainda que consentidas, provocavam frequentemente a mofa dos vencedores, a qual, por vezes, revestia um comportamento de declarada animosidade. No entanto, havia uma mútua penetração resultante da sensível benignidade com que os Árabes tratavam os vencidos. Oliveira Martins atribuiu-a a um desdém que não se ocultava.5 Fosse como fosse, era realidade o respeito dos que dominavam na Península Ibérica pelas instituições que os hispano-romanos guardavam da monarquia goda. As autoridades, tanto as civis quanto as eclesiásticas, regiam-se por normas que vinham na herança do império derrubado e que formavam a sua cultura própria. E, apesar da maior ou menor aspereza nas relações mútuas de vencedores e vencidos, as populações lá se iam cruzando.

Para outro vulto eminente da historiografia hispânica --- o espanhol Menéndez Pelayo --- a situação social e religiosa da população peninsular nativa não era tão mirífica. A este respeito, o juízo daquele emérito autor é muito mais severo e denuncia a inclemência do rigor ditado pelos Califas a partir do ano 850.6 Contudo, Oliveira Martins introduz uma nota que permite atenuar o rigor expresso naquela opinião, quando sustenta «(…) que nunca os Árabes seguiram à risca o código promulgado. (…) e que quase sempre o modus uiuendi das populações cristãs provinha de tratados especiais como sucedeu na Espanha.»7

Na verdade, por mais aguda que tenha sido, nalgumas ocasiões, a hostilidade vivida contra os naturais da Península, em nenhuma época foram estes obrigados a buscar refúgio nas catacumbas como séculos antes ocorrera aos primeiros cristãos da Roma pagã. O que de fanatismo intransigente possa ter havido cá, pela Península, só muito fugaz e acidentalmente terá sido obra de Árabes. A génese de uma dura opressão começa ainda em tempo dos Omíadas, fugidos à carnificina levada a cabo pelos Abássidas, e que tiveram em Almançor o seu mais potente braço armado. Daqui, o governo passou aos Almorávidas. Foi um governo que, na pessoa do temido Yusof, de modo nenhum foi fácil de suportar nas zonas ainda não remidas pela Reconquista. Seguiu-se a dinastia dos Almóadas, os quais nada dispuseram de mais suave. Com a queda destes, surgem os Merínidas, teimando na mesma política de perseguição religiosa. Todas estas dinastias, excepto a Omíada, eram dinastias oriundas do Norte de África.8 Ora o Berbere não é um Árabe.

Entretanto, o extenso império, cujos horizontes florescentes Tárique e Musa rasgaram, aproximava-se do seu ocaso. Matavam-no causas internas e causas externas, como sempre sucede a todo e qualquer domínio temporal erguido pelos homens: era a proliferação dos reinos de taifas que o roía, e o progressivo avanço das fronteiras cristãs que simultaneamente acentuavam a dissolução de um corpo que foi formidável. Obedecia, enfim, ao que é o curso normal de todos os impérios: nascem; atingem o cume; e decaem. E o que, então, foi alargado pela força, ou possa voltar a sê-lo futuramente, não era, nem será por certo o Islão, mas sim uma ânsia de conquista e domínio que transtorna mentes e corações. Uma vez, pelo menos, como é o caso da ocupação da nossa Península, a traição também foi articulada em palavras que nada tinham de árabe e por bocas que não eram de maometanos.9 Nem a tendência para a opressão nem uma insofrida sede de sangue podem confundir-se com a nação árabe. Aqui, nem sequer se faz apelo a um critério equitativo para proclamar isto mesmo, porque é de temer que os perversores da identidade árabe não compreenderão o sentido da palavra equidade. Esperemos que a eficácia do pedido se baste por ser feito em nome da mais fria lógica!

Os fogos, que se vão ateando, fazem subir as labaredas de um conflito antigo e que, agora como nunca, está crepitante --- é o dilema que se resume na disjuntiva Árabe-Judeu.

Quando não é o momento de zurzir o povo árabe, é porque vem o gozo de o amesquinhar. Porquê? O acto de amesquinhar é sempre ou infame ou imbecil. De facto, se o alvo da zombaria é um pobre diabo, temos que a acção de rebaixá-lo, além de cruel, é o recurso dos incapazes em ascenderem e se comprazem, portanto, em torturar os mais fracos, única compensação que têm para as suas limitações; se tem valor, é crassa a estupidez da troça. Com os Árabes, é este o caso. Recusar méritos ao povo árabe, quando este é um povo que pode legitimamente orgulhar-se de um valiosíssimo contributo à cultura universal, é um atentado à verdade histórica  tão grave como, não importa a época nem o sítio onde isso se verificar, gozar o que foi criado e desprezar o criador.

Deve-se muito a este povo. Foram grandes, enormes em muitos campos: filosofia; matemática; astronomia; medicina; arquitectura; agronomia. Tentar roubar-lhes a glória deste passado brilhante, seria basicamente uma veleidade quase ou mesmo infantil. O que, acrescente-se a título interlocutório, não anula a malícia de quem assim age. Espelho de ingratidão, é o menos que se lhe pode chamar.

A sua pujança intelectual inspirou o pensamento filosófico de S. Tomás de Aquino. Tendo bebido na ciência antiga que brotava das fontes gregas de Platão e Aristóteles, por um lado, e havendo mergulhado na tradição patrística, este Doutor da Igreja não desdenhou escutar o magistério dos Árabes. Tirou dele  os argumentos que podiam harmonizar-se com a Revelação Bíblica, e tratou-os a essa luz. Esse labor produziu o que é, de sempre, uma das mais extraordinárias obras da inteligência humana. A Teologia católica saiu a ganhar.

Enquanto corria a Reconquista Cristã, nos paços reais e em outros lugares de destaque, era assídua a presença actuante de médicos, filósofos, astrónomos e mais sábios de extracção árabe. As bibliotecas proliferavam e, no seio delas, abrigava-se um número assombroso de volumes. É fama que sob os Omíadas de Córdova se reuniram mais de meio milhão. No Cairo, a febre de leitura também era altíssima. E do apurado gosto de quem tinha a seu cargo a selecção bibliográfica, dá nota o facto de ser Aristóteles o mais procurado e apreciado pelos leitores. Entre tantos luminares dos mais variados ramos do saber, não deixará de ser curiosa esta preferência por aquele que é marco milenar da filosofia ocidental.

O Árabe tinha e ainda hoje tem imaginação fértil. Sem espírito imaginativo, a arte é difícil ou até impossível. Arquitectura não é toda a cultura humana e, de modo algum, a arte se resume nela. Porém, se a estimamos suficientemente e quisermos percorrer um roteiro de maravilhas arquitectónicas, quem poderá negar que impressiona e encanta o rasto deixado pelos Árabes? Nem o tempo, que apagou boa parte desse legado, evita que, aqui ou noutra parte, gozemos essas obras-primas, seguramente já igualadas em preciosismo artístico, mas dificilmente superáveis. Tais monumentos são  autênticos tesouros saídos da magia a que chega o engenho humano. Aqui é difícil resistir à tentação de lembrar uma particularidade no outro ramo da família semita, precisamente o que, nesta peça, vem sendo posto em posição frontal aos Árabes: enquanto estes deleitam pela perfeição estética, os Judeus, como protótipo da mais límpida beleza, fundam bancos com as suas caixas-fortes e, a cada esquina, levantam um balcão que eles dizem estar às ordens do povo! As construções dos primeiros elevam; as dos últimos são um valhacouto de perfídias.

O apóstolo S. Paulo ensina que a perfeição invisível se pressente pelo que foi criado.10 Nas almenaras de uma mesquita, palpita o anseio de se passar os limites do contingente: só nas linhas dos templos, que constrói, o Árabe já está rezando ao Omnipotente. Em contrapartida, é bastante difícil descobrir fome do que é eterno no dinheiro que tomba no fundo de uma arca: o Judeu, tristemente, põe a Divindade em cada cobre que amealha.11

Espiritualidade na arquitectura é um regalo que o povo árabe legou à Humanidade. As mesquitas são, para o Crescente muçulmano, o mesmo que foram as catedrais góticas para o Ocidente cristão: as suas almenaras são agulhas que apontam ao Céu, murmurando a oração de Maomé; os arcos ogivais, as naves do interior e os pináculos das catedrais, tudo isto desperta em nós a imagem do cristão, que une as mãos numa prece a Deus.

Depois desta visita ao valioso museu do passado árabe, é chegado o momento de identificar os autores morais do terrorismo que se derrama sobre o mundo. É tarefa que custa pouco trabalho e não vai reclamar muito tempo. Aqui, o apontar de dedo aos culpados, que ficam na sombra, não é propriamente o mesmo que pronúncia num julgamento formal. Assume a dignidade de um juízo que pertencerá também à História, e a exigência desta nesses requisitos é de diferente natureza. Embora nos seus juízos, a História procure uma decisão definitiva, como aliás cumpre a qualquer ramo do conhecimento humano fazer, a descoberta da verdade dos nossos comportamentos só se transforma em certeza, após sentença final a proferir por um Tribunal legítimo; à História vão bastando indícios seguros para apreciar as acções dos homens. Essa missão prolonga-se no decurso das nossas vidas e o seu exercício é não só um direito, como principalmente constitui um dever para cada um de nós. Essas páginas, que vamos escrevendo na História, têm sobre os Tribunais a altíssima vantagem de vir eventualmente a corrigir os erros que estes cometem: em linguagem jurídica, na História está constantemente aberta a via para uma cadeia de processos de revisão.

Partindo destes antecedentes, tentemos então isolar os responsáveis morais pela calamidade que nos vem assolando.

O ISIS tem bases no Iraque e na Síria. Ninguém ignora a proximidade geográfica destes países a Israel: o último até lhe é fronteiriço. Há notícia de algum ataque terrorista ou até mais convencional ao território de Israel? Ou a interesses judaicos espalhados por todo o lado? --- Nem uma! Então quem alimenta esta legião de extermínio? --- É a Coreia do Norte? A China? Será o próprio Irão, pertíssimo do território onde se instalou a cáfila assassina? Ou mesmo a Rússia? --- Não é sensato supor nenhuma destas origens! Seria até ridículo admiti-lo! Lá temos, como é hábito, os Estados Unidos, esse foco revolucionário da nossa era, colosso descomunal que, não obstante os ventos de mudança que pareciam soprar em seu redor,12 continua a alojar no seu imenso bojo o santuário da judiaria internacional. É assim que se vai traçando um percurso sem aquela nitidez que a congruência nos dá, porque, mais que ambíguo, é contraditório de uma à outra ponta. Porém, só à superfície, este caminho é paradoxal: na raiz, é isto mesmo o devir histórico da nação americana. Se hoje parece condenar o inimigo, amanhã já lhe dá o braço e com ele acende o fogo da impiedade. A cólera só pode quebrar as Tábuas da Lei, em sinal de protesto, quando há um Moisés para receber outras novas. E, no domínio temporal, é este o drama contemporâneo: o de estarmos desgraçadamente privados de um chefe que nos liberte da servidão aviltante, para a qual nos arrastaram os adoradores do bezerro de ouro, os quais se vão repetindo século após século.13 Continua por aparecer o varão suscitado por Deus. Grandes são as nossas faltas!

Haja decoro e, a seguir, um pouco de equilíbrio no raciocínio, que tanto bastará. Não há efeito sem causa e todo o agente actua com um fim determinado. O terrorismo não se exime a esta regra. Quando posto ao serviço dos potentados terrestres, é uma das vias execráveis por onde se vai a um domínio que arrasa nações, destrói culturas e reduz a pó a civilização humana.

Só uma miopia em adiantado grau ou uma gravíssima carência moral de autenticidade impedirão descortinar que o nervo motor do terrorismo é o dinheiro, conclusão que não pode ser afastada no caso que aqui se aborda. Se é evidente que a insofrida sede do ouro pode perverter o coração de qualquer um de nós, não é facto menos incontornável que um povo há com especial disposição para tratar o metal luzente com grande intimidade --- são os Judeus. Do capital, quando lhe tocam, parece que colhem aquela volúpia que o amante tira ao afagar o corpo da mulher amada. Esta particular feição da sua personalidade, aliada à inviolabilidade das suas fronteiras e à imunidade de teres e haveres, no meio da actividade desenvolvida pelo Daesh, é verdadeiramente inquietante!

De mistura com tudo isto, à nossa volta, a carnificina não pára de crescer. É trágico. O número de mortos e feridos aumenta cada dia. A sangueira é medonha. Como está reagindo a Europa ao alastramento e à arrogância de uma estranha barbárie, açoite moderno dos povos e que já não se pode esconder? --- Mais miserável do que é seu costume desde um passado que começou a desenhar-se com a revolução antropocêntrica, esta Europa pecadora e, por isso mesmo, uma Europa que inspira dó, parece apenas empenhada em fazer peito ao Brexit, ao rombo no acordo de Paris e a umas quantas coisas mais com que, em nome da sacrossanta democracia, os seus amos ocultos  desejam estrangular os que já não estão interessados nelas, ou nunca estiveram. Sem ponta de garbo, porque a tanto a reduziu a anemia de que sofre, a Europa floreia o estoque diante dos Estados Unidos, enquanto exibe uma impotência confrangedora para defender, como lhe competia, os bens primários e que são igualmente os bens supremos da pessoa humana: a vida e, sobretudo, a dignidade moral e espiritual dos seus naturais. Quando o eixo dos cuidados imediatos, a ter em conta, se desloca do essencial para o que é secundário, o panorama torna-se desolador e bem pode a comunidade prantear os seus pecados.

De que servem manifestações de rua, com um número insignificante de presenças, em território hostil quando não é céptico e indiferente (o que o torna pior), que frutos produzem esses grupos, pergunta-se de novo, se não houver o propósito de algo mais do que passear uma Cruz e distribuir folhetos? É que, dali, nada mais sai do que uns apontamentos para os clássicos meios de comunicação social, deformados e deformantes, sendo  pois uma pura perda de tempo. Sem embargo do que acaba de expor-se, algum mérito se tem de reconhecer, pelo assombro demonstrado, àqueles que assim se aventuram. Contudo, não passa disso mesmo: aventura, que é algo muito distinto de um acto em que o risco foi ponderadamente calculado. Tem havido uns arranques de indiscutível coragem como réplica às explosões de ferocidade, que são do conhecimento público. Isto prova somente que bravura é predicado ainda não de todo extinto em quem se pode opor, embora sejam visíveis os esforços em varrer essa estimável qualidade.

Nenhum cristão ignora o poder que tem a Cruz, como signo da Redenção; mas nenhuma pessoa sensata deve esquecer que, por vezes, à espada também pode estar reservado um papel na missão de garantir uma ordem conforme à lei natural. Tal missão, expressivamente definida pela figura bordada sobre o saio que o cruzado vestia, transmite a ideia de que  há uma espada, se a empunhamos por cima; cruz, se lhe pegamos abaixo. O que infalivelmente nos induz a ver o desenho do gládio, durante o combate legítimo; e se descobre o madeiro do suplício, na paz que for justa. Ou será que pretendem meter-nos à cara a repetição de um Pedro, o Eremita, ressuscitado? Não é um presságio animador, por razões bem sabidas.

Já se adivinha o coro pacifista. Atroa os ares, ribombante! É um coro de fôlego cheio, conquanto desafinado, porque perdeu ou nunca teve o diapasão que poria na sua frente a pauta de uma melodia ética.14 E não se inibe de vociferar: «Isto é fundamentalismo com outra cor! Um discurso assim,» berra o coro, «é um discurso belicista, é o grito de quem ainda não abriu os olhos para uma idade de perfeita concórdia do género humano, no desaparecer dos preconceitos que esmagam, e na entrega generosa e passiva de vidas e fazendas» (principalmente se forem as vidas e as fazendas dos outros, faltará que acrescentem). Junto destes, nasce o pio dever do Jornalista pregar a sua catequese, proclamando ser feio o apego a coisas temporais e revestidas de tanta materialidade. Catequese que é hipócrita, visto que outra coisa não pode ser uma catequese proveniente do jornalismo.

Realmente, certo desprendimento é virtude muito louvável. Louvável que é, procure-se que essa virtude seja louvada. O que resulta difícil é louvar essa catequese por parte de quem está no jornalismo. E é difícil porque nunca se sabe quando um jornalista é genuíno. De uma ou de outra forma, o seu peso na questão de fundo aqui falada tem a valia que deriva da perniciosa influência do seu lastimoso ofício. Nalgumas ocasiões, é façanha quase homérica não ver em algumas das suas obras o dedo do Príncipe da Mentira.

Para esbater equívocos, atente-se nestas palavras finais:

A violência é condenável. Mas a força, que ampara o Direito, não é violência e, consequentemente, é uma arma lícita. Não adianta pedir compreensão para isto, a quem afivela ao rosto a máscara de uma mansidão nada credível, ao mesmo tempo que engrossa as fileiras dos que aceitam ser mentores ou os porta-vozes de uma propaganda tão terrorista como o terror que dizem reprovar. É muita essa gente e da mais variada espécie: políticos, que são mandaretes; profissionais da comunicação social; e, até, os que passam como moralistas. Será, pela certa, trabalho vão esperar que entendam a distância que separa violência e força, em grau que os faça confessar isso mesmo, porque entender, poucas dúvidas restarão de que, há muito, o entenderam. O que lhes falta, nuns casos, é coração animoso para aliviar o aro de ferro que os asfixia; outras vezes, será ausência de humildade para reconhecer o erro.

Neste tormentoso problema, uma destas vias bem poderá ser o primeiro passo em direcção à Paz verdadeira! 


Joaquim Maria Cymbron
______________________________________________________
  1. Gn. 11, 36; 16, 16; 21, 2. Tem sido uma constante, ao longo de todo este blogue, ir buscar as citações bíblicas à Vulgata. Desta vez, porém, atendendo ao especial melindre do passo aqui versado, decidi recorrer ao TOB, editado por Livre de Poche. É óbvio o motivo: espero assim deixar bem vincado que as passagens, para que remeto, não foram tiradas da cabeça de nenhum ultramontano.
  2. O pormenor em dizer toda a sensibilidade do género humano não foi uma mera construção de frase: os Judeus --- os Judeus hodiernos, não os Patriarcas e os Profetas do Antigo Testamento, e obviamente, nos tempos messiânicos, Jesus, Sua Mãe Santíssima, S. José e os Santos Apóstolos, sem esquecer todos quantos, filhos de Israel pela carne, o foram e continuam a sê-lo também pelo espírito --- estes modernos Judeus ufanam-se de constituir a única espécie humana sobre a Terra. Daí, que tivesse confluído ao sistema nervoso deles, por inteiro, a sensibilidade que uma criatura humana podia ter. Eles, e só eles, são essas criaturas!
  3. O Pároco da Aldeia, V (Lendas e Narrativas, Tomo II, Livraria Bertrand).
  4. J. Lúcio de Azevedo --- História dos Cristãos Novos Portugueses, Livro Primeiro, I; Historia de la Iglesia Católica, BAC, II, P.1, cap. VIII.
  5. História da Civilização Ibérica, Livro Segundo, IV.
  6. Historia de los Heterodoxos Españoles, L. II, c. 2. Cumpre lembrar que o ano de 850 pertence ao período em que os Omíadas já dominavam na Península muçulmana, e a política deles assumiu uma feição de rigor religioso ortodoxo, nos termos que resumidamente se expõem e se explicam no texto principal, logo abaixo da opinião daquele autor espanhol.
  7. Supra 5, ib. Oliveira Martins alude ao célebre cânone do Califa Omar.
  8. Já o grosso do exército de Tarique fora constituído por Berberes (Historia de la Iglesia Católica, ib.).
  9. Menéndez Pelayo, (supra 6), L. I, c. 3.; J. Lúcio de Azevedo, (supra 4), ib.
  10. Rom. 1, 19 e s.
  11. Os Judeus surdos à Boa-Nova.
  12. Afinal não foi mais do que aparência. Alguma vez será aquele povo capaz de outra política?
  13. Impõe-se sempre estar sobreaviso: é doutrina segura para a grei católica que toda a criatura humana, com excepção da Virgem Maria, cai em pecado. Portanto, ninguém há que não tenha violado os mandamentos divinos, ou não venha a fazê-lo. Porém, os Judeus, na sua incontestável condição de mais antigos herdeiros da promessa directa de Salvação, têm uma obrigação especialmente acrescida de fidelidade a Deus. E é a teimosa rejeição, que aqui se regista, o que sinceramente se lastima. Sobeja a esperança da palavra de Cristo, quando diz à Samaritana que a Salvação está nos Judeus (Io. 4, 22), lição que S. Paulo repete, anunciando a futura Iudaeorum conuersio (Rom. 11, 25-32). Por outro lado, nem só a cupidez do ouro é pecado: em rigor, mais que origem dessa desordem, ela é, in se, uma das consequências do apetite de um mando que não conhece limites, que se tem a si próprio como fonte desse mesmo poder, enfim, da soberba que é o princípio de todo o pecado. (Eccli. 10, 15).
  14. Este coro é o que Antero, entre outros epítetos nada macios, chamava o «monstro formado de todas as contradições, (…) vulto escuro que interpõe sempre a sua forma confusa entre a verdade e os homens (…) maldição das sociedades democráticas (…).» (Prosas da Época de Coimbra, 1.ª ed., Sá da Costa, 1973, pp. 214 e s.).

JMC 

Sem comentários: