quarta-feira, 5 de junho de 2024

GLORIA DEO

Deus Pai!| Possa o coração, que trago no peito, bater com vigor e, assim,  estender a sua acção a todo o meu ser, em grau que ajude a unir-me ao amor que Vos é devido.

Dotai-me com esse dom! E, se eu merecer tamanha magnanimidade, é sinal inequívoco de que trilho a rota que leva à beatitude celeste. Onde reina o amor, aí não entra o pecado!

Ensina-me a fé que, por serdes o Juiz Supremo, ante Vós responderei pelo que até lá e confortado na Vossa graça, procurarei o prémio da bem-aventurança que espero alcançar por mor da Vossa infinita Misericórdia! E porque sois objecto do amor em que, numa ascese constante, disponho aperfeiçoar-me, não tem de surpreender que, amor assim profundo, auxilie no transporte à eterna Glória quem o vive com fervor.

Ao Espírito Santo imploro a vida que nos dá, --- como todos os fiéis professamos no Credo Niceno --- e, portanto, d'Ele conto receber a gratia illuminationis, acompanhada pela gratia inspirationis. Se a primeira me indica o caminho, ou seja, traça o rumo com o destino para o qual fui criado se acabar digno da Vossa dádiva, já a segunda me transmitirá o ânimo necessário até que, findo o statu uiae, chegue a hora do meu repouso, a par com o insuperável deleite espiritual de Vos contemplar facie ad faciem, per omnia saecula saeculorum!

A palavra, que o Redentor, Vosso Filho, nos deixou, sela estas promessas que me enchem de alegria.

 

Bendito sejais, Senhor!

 

Joaquim Maria Cymbron

Sem comentários: